O que é a Plataforma Mulher Segura?

A Plataforma Mulher Segura conecta mulheres em situação de violência aos canais de apoio disponíveis por todo o País. Para que as sobreviventes possam dar os primeiros passos para romper com o ciclo da violência doméstica, reunimos os principais serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres desenvolvidos pelos estados brasileiros e organizações locais.

Muitas mulheres não conseguem terminar um relacionamento, ainda que abusivo, por diversas razões históricas, culturais e socioeconômicas. Em contextos de crise e isolamento social, é ainda mais difícil deixar um lar violento e observamos o aumento dos feminicídios. Por isso, apresentamos caminhos para ruptura do ciclo da violência doméstica, facilitando o acesso a serviços especializados, processos formativos e acolhedores.

A violência não te define

Nosso objetivo é garantir o acesso remoto e presencial a uma comunidade de apoio e a informações confiáveis sobre os diferentes tipos de violência, desde sua identificação até os mecanismos de denúncia. A Plataforma Mulher Segura está em constante evolução e busca agregar cada vez mais canais de fortalecimento das mulheres. Aqui, a violência é apenas uma das narrativas, mas não a mais importante.

Como surgiu a Plataforma Mulher Segura?

A Plataforma Mulher Segura é uma iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em resposta ao aumento das violências contra as mulheres na pandemia da COVID-19. O ano de 2020 transformou as formas com que protegemos as mulheres e escancarou desigualdades de acesso à internet. Aqui, simplificamos a busca por direitos, para que todas possam acessar os serviços de atendimento e proteção às vítimas mais atualizados.

Sobre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)

O Fundo de População das Nações Unidas é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões de desenvolvimento populacional, com foco nas áreas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero. O UNFPA foi criado em julho de 1967 e atua no Brasil desde 1973, onde colabora com governos e diversas organizações da sociedade civil na formulação e monitoramento de políticas e programas sobre população e desenvolvimento.

Como enfrentamos a violência contra as mulheres brasileiras?

A Violência Baseada em Gênero é um dos maiores desafios enfrentados na promoção da igualdade de gênero, raça e etnia. Para superar este obstáculo, o UNFPA Brasil conta com uma área programática dedicada à produção de conhecimento e ações qualificadas de combate à violência contra as mulheres brasileiras.

Siga o UNFPA nas redes sociais!